quinta-feira, 30 de julho de 2009

Um prato de comida por um sorriso

Na semana passada, estava num coletivo de linha 433 (Leblon - Vila Isabel), quando um fato, no mínimo, constrangedor, chamou atenção dos passageiros. Logo após passarmos dos Arcos da Lapa, um homem alto, gordo, negro e com barba por fazer não admitia receber o troco em moeda (R$7,50).

- Você tem nota aí que eu vi - exclamou o sujeito.

- Minha obrigação é lhe dar o troco. Se não quiser moeda, fala com o Banco Central e manda parar de emití-las - retrucou o cobrador.

- Estou no meu direito. Se você não me der os sete e cinquenta em notas, vou chamar a viatura e parar este ônibus - vociferou o passageiro que, curiosamente, carregava uma criança de colo.

- Pode chamar quantas viaturas você quiser - respondeu o cobrador no mesmo tom.

- Você está com sorte, porque estou num bom dia.

- Por que? Você vai encostar em mim? Se vier para cima de mim, esqueço que estou trabalhando e você está com uma criança - o cobrador tentou intimidar.

Como o dinheiro deixa as pessoas cautelosas! Num mundo ideal, não teríamos as verdinhas. O passageiro passaria pela roleta e pagaria com um aperto de mão. Nos restaurantes, nos bares, nas lanchonetes, pedir-se-ia comida em troca de um sorriso. Para entrar em teatros, cinemas e discotecas só com um abraço!

Ah, é sonhar demais, alertaria um leitor.

Nenhum comentário: